O Brasão dos Moto Clubes - siteocr

    
Ir para o conteúdo

O Brasão dos Moto Clubes

Moto Clubismo
  
O Brasão dos Moto Clubes: Significado, Estrutura e Tradição


Uma Herança Medieval com Relevância Moderna

  
Não se sabe com rigor, quando é que esta prática teve início mas o campo de estudo dos brasões denominada heráldica, nos informa que os brasões não eram fornecidos ao acaso para as pessoas. Tiveram as suas origens em atos de coragem e bravura efetuados por grandes cavaleiros. Era uma maneira de os homenagear e às suas famílias. Com o passar do tempo, passou a ser um ícone de status,conferido as famílias nobres no intuito de identificar o grau social delas. Assim, somente os heróis ou a nobreza possuíam tal ícone e o poderiam transmitir a seus descendentes.  
Num sentido limitado, o termo brasão refere-se apenas à descrição incorporado no escudo. Num sentido mais amplo, porém, a descrição dos brasões pode ser chamada de todo o conjunto das armas, que inclui, além do escudo, os elementos exteriores (comandante, timbre, virol, paquifes, etc.). Por extensão, a palavra brasão tornou-se funcional não apenas para a descrição, mas também para o próprio conjunto: o escudo ou armadura completo.  
No entanto, o desenho pode ser representado sobre outros suportes, como bandeiras, vestuário, elementos arquitetônicos, mobiliário, objetos pessoais, etc. Era comum, sobretudo nos séculos XIV e XV, os brasões serem pintados ou costurados sobre as cotas de malha, o vestuário de proteção usado pelos homens de armas. Por isso, os brasões também são, ocasionalmente, designados por cotas de armas.
O brasão de armas, originário da tradição europeia medieval, é uma ordem especial criada de acordo com regras heráldicas,
e destinada a identificar indivíduos, famílias, tribos, corporações, cidades, comunidades e países. Esses decenhos, muitas vezes inseridos
em escudos defensivos utilizados pelos guerreiros, são também representativos de bandeiras, elementos arquitetônicos e outros objetos e
costumes. Nos séculos XIV a XV, as armaduras pintadas ou bordadas nas cotas de malha, com armaduras que protegiam os guerreiros
medievais, por vezes ganhavam o nome de cotas de armas.

Originalmente concebidas para homenagear sua coragem e bravura, os brasões, foram associadas às famílias para identificar sua massa social. A importância dos brasões diminuiu no século XIX com o declínio da nobreza e dos castelos. Contudo, no século XX renasceu, com os brasões de municípios, empresas, estados e outras associações que nunca aderiram às regras tradicionais da heráldica.

  
O Brasão nos Moto Clubes: Símbolo de Identidade e Honra

Em moto clube, o brasão é o maior símbolo, refletindo os núcleos, identidade , origens e ideologia do grupo . Essa tradição dos emblemas dos motoclubes tem raízes nas associações de motociclistas que surgiram no início do século XX, especialmente após a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. Por exemplo , veteranos dos Estados Unidos formaram muitos dos primeiros clubes de motociclismo para manter o sentimento de camaradagem e aventura que experimentaram durante o serviço militar .

Estrutura e Tipos de Brasões

O brasão de moto clubes é restrito e regulamentado. Existem regras para o membro de um clube de motociclismo usar o brasão do grupo . Para isso , os aspirantes (também conhecidos como prospects) deverão passar por um período de avaliação de acordo com o sistema interno de cada moto clube. Durante este tempo , o candidato utiliza o escudo inferior . Ao concluir com sucesso o período de avaliação e obter 100% de aprovação como membro ,só então, os aspirantes podem andar com o patch completo , tornar-se membro do clube de motociclismo e desfrutar de todos os direitos e benefícios de terceiros com escudos fechados.
Existem três tipos principais de brasões em moto clubes:
  

  1. Patch de 1 Peça: Geralmente usado por clubes de passeio, familiares ou motociclistas solitários.
  2. Patch de 2 Peças: Pode indicar um clube em transição ou aguardando aprovação de um clube tradicional para usar o patch de três peças.
  3. Patch de 3 Peças: Usado pelos clubes mais tradicionais e rigorosos, seguindo normas internacionais dos moto clubes. O patch de três peças inclui as letras "MC" (Moto Clube) ou em mais um pequeno patch.

  
Elementos Comuns nos Brasões de Moto Clubes

Os brasões dos moto clubes são ricos em simbolismo, contendo elementos que representam a identidade e os valores do clube, tais como:
  • Nome do Clube: Geralmente destacado no brasão.
  • Caveiras e Ossos Cruzados: Símbolos de bravura e superação do medo e igualdade.
  • Motocicleta ou Peças de Moto: Representando a paixão pelo motociclismo.
  • Asas: Simbolizando liberdade e espírito de aventura.
  • Data de Fundação: Destacando a longevidade e tradição do grupo.
  • Cores Específicas: Refletem valores como coragem, pureza ou mistério.
  • Siglas e Letras: Incluem as letras "MC" para indicar um moto clube.

Exemplos de Brasões ordem alfabética

  • Abutre´s: Uma ave abutre, simbolizando ousadia, astúcia e liberdade. atributos, de acordo com os fundadores, são essenciais para a condução de uma motocicleta.
  • Bandidos: Inclui a caricatura de um homem mexicano armado
  • Hells Angels: Com uma caveira alada, representando velocidade e liberdade.
  • Outlaws MC: Apresenta uma caveira com pistões cruzados, refletindo rebeldia e conexão com motocicletas.

Brasão vs. Logotipo: Semelhanças e Diferenças

Embora o brasão de um moto clube compartilhe algumas funções com um logotipo, como identificação e representação visual, ele vai muito além disso. O brasão encapsula a história, os valores e a identidade de um grupo, conferindo a seus portadores um senso de pertencimento e honra, conquistado através de rituais e dedicação.
  • Identificação Visual: Como um logotipo, o brasão identifica visualmente o grupo.
  • Marca e Presença: Transmite a presença e marca do moto clube.
  • Comunicação de Valores: Comunica a ideologia, valores e história do grupo.

Por outro lado, a profundidade histórica e simbólica do brasão, seus rituais de atribuição e a regulamentação rigorosa o distinguem substancialmente de um logotipo empresarial.

  
Conclusão

O brasão de um moto clube é mais do que apenas uma decoração ou logotipo . Representam um rico património histórico, valores partilhados e uma identidade coletiva construída através da coragem , dedicação e respeito pela tradição. O uso do brasão implica honra, Irmandade, Igualdade, Respeito e responsabilidade e personifica a essência e os princípios do motoclube. Assim , embora um brasão possa ter uma função prática semelhante a um emblema , um brasão tem uma profundidade cultural e simbólica única que o torna mais do que um simples símbolo visual .
Um moto clube não é formado unicamente de motos e admiradores, mas de motociclistas conscientes e responsáveis, dispostos a ajudar o seu irmão e desempenhar o seu papel dentro do motociclismo. Um grande moto clube não é aquele no sentido de número de sócios, mas sim no sentido de qualidade. Moto clubes são associações baseadas na Honra, Irmandade, Igualdade, Respeito e tradição. Prezam pela qualidade, não pela quantidade, pois o simples fato de se pagar uma mensalidade dentro de um moto clube não quer dizer que este moto clube tenha um motociclista, mas sim uma pessoa que gosta de moto. O verdadeiro motociclista tem que ter compromissos com tudo que o motociclismo e os moto clubes têm em suas regras. Andar de moto é estar acima de todos os problemas que nos cercam, é viver à parte. É um estado de espírito, com a cara no vento, sentindo a vida passar junto com a chuva e o sol, sem se esconder de nada.
Viagens, estradas, encontros e curtição são nossas paixões. Pregamos a amizade, Hora, Irmandade, Igualdade, Respeito e união entre os moto clubes e motociclistas, além desses valores mencionados e seguidos entre os membros do moto clube, não podemos mensoprezar a solidariedade com os menos afortunados pois,
Se não podemos ajudar, qual sentido existe em prejudicar o próximo?

TAMUJUNTU

Antonio Beiradagua




Conheçam nossa coleção de brasões clicando no link:



Alguns comentários aqui apresentados, são de responsabilidade de seus autores, não representam a opinião deste site. Algumas imagens aqui apresentadas, são de nossa autoria, ou, adquiridas de terceiros e gratuitas em sites da internet. Havendo algo que viole direitos autorais, entre em contato.
Voltar para o conteúdo