Vida em duas rodas - siteocr

 ©R 2016/2019 Comunicação e Participações S.A
Busca
100 GB Free Backup
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Vida em duas rodas

Ação Social













Você leva sustos e fechadas no trânsito?
O maior indício de que um acidente está pra acontecer é quando você leva sustos e fechadas no trânsito. Se você passa por estas situações, pode estar prestes a se acidentar.

Hoje, é totalmente possível ter controle de tudo o que acontece ao seu redor e nunca mais sofrer um acidente ou mesmo levar sustos e fechadas quando estiver em cima de sua motocicleta.

Sabemos que apenas pilotar com cuidado não basta. Os acidentes não acontecem por falta de cuidado, mas por falta de técnica de pilotagem.

A técnica de pilotagem, quando bem desenvolvida, torna a execução das manobras automática, sem que você precise pensar em como vai executar uma determinada manobra. Tão automática quanto o seu equilíbrio sobre a moto.

Inscreva seu email gratuitamente e assista ao vídeo onde contamos qual é o SEGREDO para não passar mais por situações de risco no trânsito.

Confirmando a sua inscrição você terá a oportunidade de entrar para a Academia de Pilotagem, além de receber conteúdos gratuitos por email.
Duas coisas que não podem faltar na sua pilotagem
Esta é a nossa nova série de vídeos: De Motociclista Pra Motociclista… Afinal, somos motociclistas comprometidos a transformar a pilotagem de motos no Brasil.

E fazemos isso através da Formação em Pilotagem. Mas quando falamos em formação, surgem dúvidas, polêmicas, contribuições… então resolvi escrever este artigo (que acabou virando um vídeo) pra falar sobre formação e destacar Duas Coisas Que Não Podem Faltar Na sua Pilotagem.

Primeiramente é preciso entender que:

Formação = Conhecimento + Prática

Um não pode viver sem o outro, sim. Equivoca-se aquele que acha que basta ler um livro sobre pilotagem de motos para assimilar as melhores técnicas para a sua pilotagem. No caso do motociclismo, o conhecimento sem a prática não vale nada (ou quase nada). Torna-se até um perigo.

Da mesma forma, equivoca-se aquele que pensa que apenas a prática é suficiente pra sua segurança. A prática sem conhecimento é igualmente perigosa, pois pode reforçar vícios… Afinal, você pode tornar-se um expert em fazer sempre errado.

Então, eis Duas Coisas Que Não Podem Faltar Na sua Pilotagem: Conhecimento e Prática.

Sobre Conhecimento
Existem várias formas de transmissão de conhecimento. A mais antiga delas é a oral, de um pro outro como uma corrente infinita. A mais atual talvez seja a vídeo-aula pela internet.

O gargalo entre as diversas formas de transmissão de conhecimento é saber se o conhecimento transmitido é verdadeiro, confiável e de fonte segura. E esta é uma de nossas principais diretrizes quanto ao conhecimento transmitido: no Vida em Duas Rodas utilizamos sempre fontes seguras das melhores práticas internacionais de pilotagem.

O mais importante é: valorize o conhecimento, seja ele vindo de um amigo ou de um vídeo na internet, mas lembre-se de certificar-se da confiabilidade da informação. Caso contrário isso pode prejudicar mais do que ajudar. Saber errado é pior do que não saber.

Sobre a prática
A prática continuada é necessária e importante. Imprescindível em pilotagem de motos. Mas desde que seja baseada em conhecimentos adquiridos, que garantam que a técnica está sendo aplicada da forma correta.

Deve-se ter especial cuidado e atenção para não praticar sem conhecimento prévio, pois, como foi dito, isso pode reforçar vícios que você venha a descobrir só tarde demais. Isso é particularmente perigoso quando se está em cima de uma moto.

Portanto, é o conhecimento que vai garantir que você está praticando e executando a sua técnica de forma correta e segura.

Agora, é importante destacar que a prática continuada é uma responsabilidade do motociclista consigo mesmo, com a sua própria vida. Se o piloto não tiver disciplina para praticar correta e continuamente, de nada adianta fazer um curso, presencial ou online.

Por outro lado, quando a prática é realizada de forma correta, continuada e na intensidade recomendada, os resultados são garantidos.

Cursos de Pilotagem
Cursos de pilotagem de motocicletas são fundamentais. Já sabemos que a prova do Detran não prepara o futuro motociclista para as ruas e estradas e que somente a prática não é suficiente.

Sabemos também que a maioria dos motociclistas brasileiros não tem acesso a bons cursos de pilotagem, ou porque não existe um disponível na sua cidade ou região, ou porque não tem tempo para fazer cursos, ou ainda porque não tem dinheiro (bons cursos presenciais costumam ser caros…).

No desenvolvimento das atividades do Projeto Vida em Duas Rodas, descobrimos que não bastava demonstrar estatisticamente que a formação é capaz de reduzir o número de vítimas de acidentes com motos e também não era suficiente relacionar para os motociclistas quais as técnicas que eles deveriam desenvolver (como fizemos no início).

Quando descobrimos das dificuldades que os motociclistas tinham para fazer cursos, surgiu a necessidade de apresentar uma alternativa. É aí que entra a Academia de Pilotagem:

Transmitindo conhecimento por vídeo-aulas, com grande alcance de público e fontes confiáveis.
Orientando a prática continuada através de detalhamentos das melhores técnicas de pilotagem, para você praticar onde estiver e quando puder.
Dando suporte pra você confirmar se está desenvolvendo as técnicas da forma correta.
Avaliando a sua pilotagem ao final do Curso (este último ainda em fase de implementação).
Dessa forma, utilizando uma plataforma online, a Academia de Pilotagem consegue atingir um grande número de motociclistas, chegar a cidades e regiões onde os bons cursos de pilotagem não chegam e possibilitar que estes pilotos adquiram uma formação completa em pilotagem, com conhecimento e prática.

Ainda, por ser uma iniciativa de amplitude nacional e não dispor de estrutura física, a Academia de Pilotagem consegue praticar preços bem menores do que os praticados na maioria dos cursos presenciais de pilotagem.

É justamente alcançando o maior número possível de motociclistas que vamos realizar o nosso maior sonho: transformar a formação em pilotagem no Brasil.

Então fica aqui o meu convite: venha conhecer a Academia de Pilotagem!

Guilherme

Formação é Liberdade e Segurança. Invista Nela.

Veja mais:

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal