Com mais de 300 anos de história e 1600 km de extensão, a Estrada Real, passa por 199 municípios, sendo 22 em São Paulo, 8 no Rio de Janeiro e 169 em Minas Gerais, tem o título de maior rota turística do Brasil.
A estrada Real que liga Ouro Preto a Paraty é uma via pela qual Portugal extraia o ouro brasileiro, pois no auge da exploração de minérios preciosos no século XVIII, existiam vias clandestinas que facilitavam o contrabando dos mesmos . O caminho do ouro como é conhecido é um dos caminhos pelo qual portugal determinou que minérios fossem escoados. Percorrer este caminho é conhecer nossa história ao vivo, e relembrar a época do período colonial.
O primeiro caminho ligava a cidade de Paraty à Villa Rica, hoje Ouro Preto ( conhecido como Caminho Velho). Depois, a Coroa criou um percurso mais rápido de Ouro Preto ao porto do Rio de Janeiro ( conhecido como Caminho Novo). Existia também o caminho dos diamante, que ligava Diamantina a Ouro Preto, e o Caminho do Sabarabuçu, mais curto, onde escoavam os minérios da Serra da Piedade.
São caminhos de asfalto, trilhas e lama, só depende do visitante escolher. São muitas cidades históricas na Estrada Real. Logicamente temos museus, igrejas, artesanato, parques ecologicos e uma gastronômia de lamber os lábios.
Naquela região, são paisagens tão exulberantes que fizemos o trecho de cerca de 50 kms Santo Antonio de Pirapetinga até Ouro preto em 4 horas.
Temos também o passaporte da Estrada Real, com ele podemos comprovar o percurso percorrido e ganhar um certificado da Estrada real.
Texto: Antonio Beiradagua
Divulgação Instituto Estrada Real
Para Conseguir o certificado de cada caminho, o viajante terá que passar pelo menos em:
- 14 carimbos do Caminho Velho (de Ouro Preto – Paraty ou Paraty – Ouro Preto num total de 710 km divididos em 27 trechos)
- 10 carimbos do Caminho dos Diamantes (de Ouro Preto – Diamantina ou Diamantina – Ouro Preto num total de 395 km divididos em 18 trechos)
- 08 carimbos do Caminho Novo (de Ouro Preto – Porto Estrela ou Porto Estrela – Ouro Preto num total de 515 km divididos em 18 trechos)
- 04 carimbos do Caminho do Sabarabuçu (de Cocais – Glaura ou Glaura – Cocais num total de 160 km divididos em 6 trechos).
O Instituto Estrada Real criou também o roteiro planilhado, com descritivos e a altimetria de cada trecho, além de baixar as linhas do GPS, ver fotos e ler os relatos dos viajantes que já percorreram os caminhos.