Estrada Real - siteocr

 ©R 2016/2019 Comunicação e Participações S.A
Busca
100 GB Free Backup
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Estrada Real

Turismo





Chegando finalmente em Diamantina para adquirir os passaportes, fomos muito bem recepcionados e pelo menos por enquanto, vamos continuar com essa aventura de desbravar o caminho. Primeira providência, adquirir os passaportes




Com mais de 300 anos de história e 1600 km de extensão, a Estrada Real, passa por 199 municípios, sendo 22 em São Paulo, 8 no Rio de Janeiro e 169 em Minas Gerais, tem o título de maior rota turística do Brasil.
A estrada Real que liga Ouro Preto a Paraty é uma via pela qual Portugal extraia o ouro brasileiro, pois no auge da exploração de minérios preciosos no século XVIII, existiam vias clandestinas que facilitavam  o contrabando dos mesmos .  O caminho do ouro como é conhecido é um dos caminhos pelo qual portugal determinou que minérios fossem escoados. Percorrer este caminho é conhecer  nossa história  ao vivo, e relembrar a época do período colonial.
O primeiro caminho ligava a cidade de Paraty à Villa Rica, hoje Ouro Preto ( conhecido como Caminho Velho). Depois, a Coroa criou um percurso mais rápido de Ouro Preto ao porto do Rio de Janeiro ( conhecido como Caminho Novo). Existia também o caminho dos diamante, que ligava Diamantina a Ouro Preto, e o Caminho do Sabarabuçu, mais curto, onde escoavam os minérios da Serra da Piedade.
São caminhos de asfalto, trilhas e lama, só depende do visitante escolher. São muitas cidades históricas na Estrada Real. Logicamente temos museus, igrejas, artesanato, parques ecologicos e uma gastronômia de lamber os lábios.
Naquela região, são paisagens tão exulberantes que fizemos o trecho de cerca de 50 kms Santo Antonio de Pirapetinga até Ouro preto em 4 horas.
Temos também o passaporte da Estrada Real, com ele podemos comprovar o percurso percorrido e ganhar um certificado da Estrada real.
Texto: Antonio Beiradagua

Divulgação Instituto Estrada Real
Para Conseguir o certificado de cada caminho, o viajante terá que passar pelo menos em:

- 14 carimbos do Caminho Velho (de Ouro Preto – Paraty ou Paraty – Ouro Preto num total de 710 km divididos em 27 trechos)

- 10 carimbos do Caminho dos Diamantes (de Ouro Preto – Diamantina ou Diamantina – Ouro Preto num total de 395 km divididos em 18 trechos)

- 08 carimbos do Caminho Novo (de Ouro Preto – Porto Estrela ou Porto Estrela – Ouro Preto num total de 515 km divididos em 18 trechos)

- 04 carimbos do Caminho do Sabarabuçu (de Cocais – Glaura ou Glaura – Cocais num total de 160 km divididos em 6 trechos).

O Instituto Estrada Real criou também o roteiro planilhado, com descritivos e a altimetria de cada trecho, além de baixar as linhas do GPS, ver fotos e ler os  relatos dos viajantes que já percorreram os caminhos.

Os caminhos podem ser percorridos de carro, a pé, de bicicleta ou a cavalo.



TEMPO NECESSÁRIO PARA PERCORRER CADA CAMINHO DA ESTRADA REAL

Caminho dos Diamantes. Bicicleta: 8 dias / Caminhando: 27 dias Carro 4x4: 4 dias / Cavalo: 14 dias

Caminho Velho: Bicicleta: 15 dias / Caminhando: 48 dias Carro 4x4: 8 dias / Cavalo: 24 dias

Caminho Novo: Bicicleta: 11 dias / Caminhando: 35 dias Carro 4x4: 6 dias / Cavalo: 18 dias

Caminho do Sabarabuçu Bicicleta: 4 dias / Caminhando: 11 dias Carro 4x4: 2 dias / Cavalo: 6 dias




Também encontramos informações sobre cada cidade e opções para hospedagem no site do Instituto. Clique aqui para conferir.

SERVIÇOS:

Pontos de retirada de Passaporte e Certificado:

Diamantina
- Pousada do Garimpo - Avenida da Saudade, 265. Tel.: (38) 3532-1040
- Receptivo Minas Gerais - Rua da Quintanda, 22 - 1º andar (segunda a sexta, de 8h às 12h, e 14h às 17h). Tel.: (38) 3531-1667 / (38) 8802-5078

Ouro Preto
- Centro Cultural da Fiemg - Praça Tiradentes, 04 - Centro (todos os dias de 9h às 19h). Tel.: (31) 3551-3637
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal