Triciclo a propulção humana
A palavra triciclo vem do grego, onde tri (treia) significa três e ciclo (kyklos) significa círculo ou roda. O primeiro registro do uso da palavra é datado de 1828, referente a uma carruagem de três rodas que era puxada por cavalos. O termo americano “Trike” está em uso desde 1883.
O triciclo, tem sua origem muito antes da bicicleta, temos registros históricos de um triciclo na metade do Século XVII que foi inspirado em carruagens. Com o passar do tempo foi aprimorado por um relojoeiro alemão (Stephan Farffler), que não conseguia andar devido a uma deficiência. Stephan Farffler desenvolveu um mecanismo acionado manualmente por uma manivela que permitiam sua propulsão de forma mais fácil.
Ele criou um carro pequeno para uma pessoa que tinha rodas de árvores (uma na frente e duas atrás), com um mecanismo simples ao redor da roda dianteira que lhe permitia girar a manivela e transferir sua força para a roda.
Outros exemplos de exemplos de triciclos vieram de 1797 na França, quando dois inventores franceses criaram o primeiro dispositivo de três rodas que podia ser acionado por pedais. Eles também chamaram o dispositivo de triciclo, um nome que continuaria sendo sinônimo desse tipo de veículo daquele momento em diante.
No século 15, Leonardo da Vinci, pintor e inventor italiano, projetou um triciclo movido a corda, como um relógio. A ideia, porém, nunca saiu do papel e o automóvel só começou a ganhar vida três séculos depois, a partir do aperfeiçoamento da máquina a vapor.
O primeiro triciclo motorizado
No entanto, antes do carro a combustão, o francês Nicolas Cugnot (1725-1804), em 1770, produziu o que pode ter sido o primeiro transporte a vapor do mundo, um veículo de três rodas feito de madeira. Era um triciclo construído para fins militares, utilizando motor a vapor. Foi construído no Arsenal de Paris pelo mecânico Brezin sob a supervisão de Cugnot, e foi usado pelo exército francês para puxar canhões a uma velocidade de 4 km/h. O veículo tinha de parar a cada 15 minutos para reabastecer o motor.
O motor, assim como o depósito de água, eram separados do resto do veículo, ficando na sua parte dianteira. No ano seguinte (1770), Cugnot construiu um outro modelo de triciclo, capaz de transportar quatro pessoas.
Em 1771, além de criar o primeiro automóvel, Cugnot, chocou um de seus veículos contra um muro, causando o primeiro acidente com veiculo a motor, registrado na história da humanidade.
O primeiro triciclo a combustão
levando em consideração alguns critérios, para oficializar quem inventou o triciclo movido a combustão, teremos uma surpresa.
O ano, foi de 1886, em Mannheim na Alemanha. Com o registro de patente 37435 o Benz Patent-Motorwagen, teve inicio ao seu processo de pedido de registro, dia 29 de Janeiro. Seguindo procedimentos oficiais, a data de requerimento torna-se a data da patente, que ocorreu somente em novembro do mesmo ano.
O responsável pelo tão famos e ambicionado invento foi o senhor Karl Benz.
Isso mesmo, Karl Benz, o inventor do triciclo movido a combustão, conhecido atualmente como carro.
No início, o veículo não teve muita aceitação no mercado. Se não fosse a senhora Bertha Benz, mulher de Karl, e financiadora dos projetos, provavelmente não teriamos os veículos que existem atualmente.
Para entender melhor, a primeira geração de veículos motorizados era movida a vapor. A segunda geração é movida a combustível (combustão). A terceira geração de veículos é a movida a eletricidade.
Lembrando: “Estamos falando de triciclo”
Karl Benz inventou o carro a combustão. Só, que, o primeiro veículo a combustão, nosso famoso “Benz Patent-Motorwagen”, é nada mais, nada menos, que um triciclo.
Isso memo! Oprimeiro carro a combustão não é um carro, é um triciclo, Karl Benz inventou o triciclo.
Benz apresentou sua invenção oficialmente ao público em 3 de julho de 1886 na Ringstraße em Mannheim, Alemanha. A estrutura do veículos era feita em tubos de aço, enquanto os painéis eram em madeira. As rodas tinham aros de ferro e pneus de borracha sólida. Não havia volante: a roda dianteira era movida por meio de uma manivela, como nas válvulas de pressão. Já a suspensão traseira era por eixo rígido com molas elípticas. O motor traseiro era monocilíndrico de quatro tempos, como os atuais. A cilindrada de 954cm³ permitiu 1,6cv de potência a 250rpm, regime baixo explicado pelo nível ainda rudimentar dos motores a combustão. A unidade pesava cerca de 100kg. A tração final era por corrente.
Depois de criar sua própria fábrica, Benz (que inventaria ainda o caminhão e o ônibus) atingiu o sucesso. Em 1899, 572 automóveis foram produzidos, o que a tornava a maior companhia do mundo.
O veículo com quatro rodas foi inventado, pelo também inventor Gottlieb Daimler, que na época da criação do Patent-Motorwagen desenvolveu um carro de quatro rodas baseado sobre uma charrete
Em 1923, diante da crise, da segunda guerra, a Benz que já era uma empresa de referência no seguimento automobilístico, se juntou à Daimler para sobreviver. A empresa passa a ser chamada, Daimler-Benz, à união que produz desde 1926 os famosos Mercedes-Benz. Modelos sofisticados que têm raízes no Benz Patent-Wagen, que até hoje circula sem pressa sob a forma de réplicas fieis ao original.
Bertha Benz, mulher de Karl e financiadora dos projetos, foi também a primeira pessoa a fazer uma viagem num automóvel. Em julho de 1888, Bertha pegou o terceiro triciclo fabricado e partiu com os filhos de 13 e 15 anos em direção a Pforzheim, terra dos seus pais, a 106 quilômetros de Mahhhein. Naquela época, ela utilizou benzina como combustível, produto de límpeza, que era vendido em farmácias. Além de ser motorista, Bertha também foi mecânica, limpando o carburador com o alfinete de seu chapéu, e usando uma jarreteira para isolar um fio. Ela reabasteceu na farmácia local de Wiesloch e quando os freios estavam gastos, pediu a um sapateiro local para costurar couro no bloco de freio, e assim fazendo, inventou a lona de freio durante a viagem. Isto mostra que Bertha Benz tinha conhecimento técnico e espírito inventivo.
Atualmente, diferenciamos os veículos a combustão da seguinte forma: “Carros, caminhões, ônibus, são veículos de quatro rodas ou mais”. “Os triciclos, são veículos de três rodas”.
No Brasil, o triciclo passou a ser divulgado na decada de 1970 após alguns artistas se exibirem pilotando estes fantáticos veículos.
O mais interessante, é que seus fãs, raramente compram um triciclo de fábrica. A maioria prefere construir o seu triciclo pessoalmente tornando um veículo único. Geralmente, os triciclos são construídos apartir de uma motocicleta, chassi de carros, ou até mesmo sobre um chassi desenvolvido pelo seu construtor. Os triciclos, são construídos em uma variedade de modelos que diferem por região ou estilo. Eles podem ser esportivos, tradicionais, ou os famosos Rat Bike. O Rat Bikers é um estilo de Motocicleta ou Triciclo, no qual o proprietario, enfeita seu veículo com acessórios conforme seu gosto. Alguns preferem enfeites militares, indígenas, sombrios com enfeites que lembram cemitérios, ou somente com peças e partes de outros veículos, dando um aspecto de sucata.
Mas, para desfrutar de um triciclo construído por você, é necessário registrar no DETRAN, o veículo deve passar por uma série de testes e vistoria no INMETRO. Procure o DETRAN de sua cidade para obter informações antes de iniciar seu projeto. Só assim você poderá desfrutar de sua obra de arte tranquilamente nas estradas.
1º veículo a combustão 1º veículo a vapor